Fazemos o que Sabemos de Melhor - Projetos de Arquitetura


Fazemos o que Sabemos de Melhor - Projetos de Engenharia Sanitária, Civil e Elétrica


Fazemos o que Sabemos de Melhor - Planos Ambientais


Serviços de Consultoria



Alguns Parceiros de Trabalho da Equipe QJ Ambiental


Uso de BAG para tratamento de Lodo de Tanque Séptico

Uma das vertentes do trabalho de dissertação de mestrado, do Engenheiro Aldenor Queiroz, foi a utilização de tecnologias de baixo custo para o tratamento de lodo de tanque séptico.



O trabalho teve como objetivo central avaliar o desempenho do desaguamento de lodo bruto de tanque séptico em Bag tipo Geotêxtil em área urbana. 

A pesquisa foi desenvolvida no sistema experimental de desaguamento de lodo da Cidade Universitária José da Silveira Netto – Universidade Federal do Pará, sendo realizada em 4 Fases, no período de maio de 2012 a julho de 2012. A Fase 1 foi destinada ao Lançamento e coleta de amostras de lodo bruto, a Fase 2 incidiu na Caracterização laboratorial do lodo bruto, na Fase 3 foi realizado o Monitoramento do ciclo de desaguamento e a Fase 4 consistiu na Caracterização laboratorial do lodo em desaguamento. 

 

A taxa de sólidos aplicada no Bag tipo Geotêxtil foi de 2,6 KgST/m2. Os tempos de desaguamento de lodo e as concentrações de sólidos foram de 18 dias e 23,4%, respectivamente. 

Ao final do experimento, a utilização do Bag tipo Geotêxtil, apresentou-se como uma boa alternativa tecnológica no tratamento do lodo removido de fossa séptica com as características utilizadas no experimento.


 Para conferir o trabalho de dissertação completo, basta acessar o site do PPGEC da UFPA.

O Grupo QJ Ambiental alerta para a implantação de procedimentos adequados para a coleta, transporte, tratamento e destinação final do Lodo de Tanque séptico ou fossa séptica, tendo em vista o seu elevado potencial poluidor, bem como para a transmissão de doenças ao ser humano.